Meu, Isso é Muito Black Mirror!

Estamos mais perto do que parece!

Zhè shì fēicháng hēi de jìngzi! Pelo menos é isso que o pessoal da China deve estar pensando.

Recentemente surgiu a notícia de que o governo chinês está testando um sistema de classificação de seus cidadãos que leva em consideração sua situação de crédito financeiro (algo parecido com o score brasileiro), passagens pela polícia, crimes cometidos, etc.

As pontuações vão de 350 a 950 e garantem aos cidadãos com alta pontuação uma série de benefícios, desde prioridade de atendimento em filas de serviços até taxas mais baratas em outros. Já os cidadãos com uma pontuação baixa acabam tendo que pagar taxas maiores do que o comum.

A sua pontuação também é afetada pelo seu círculo social e se você possuir amigos com a pontuação muito baixa, consequentemente terá a pontuação diminuída.

Tenho certeza que a maioria (se não todos) que estão lendo sabem que este sistema é parecido demais com o que vemos no primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror: Nosedive.

Para quem não se lembra, o episódio trabalha diversos cenários onde este sistema se aplica e mostra como a protagonista vai ganhando ou perdendo pontos através de suas ações.

Vale ressaltar que o governo chinês pretende fazer com que a utilização deste sistema seja obrigatório até 2020.

A 4ª temporada de Black Mirror foi ao ar na Netflix em 29/12/17, leia aqui a nossa crítica completa!

Post Author: Leonardo Rocha

Estagiário, estudante de Publicidade e professor de inglês nas horas vagas. Apaixonado por gadgets, passa horas no youtube vendo as coisas mais mirabolantes que o ser humano inventa pra tornar a vida mais fácil. Amante de Game Of Thrones, How I Met Your Mother, Naruto, Harry Potter e principalmente Skyrim, mal pode esperar para dizer "Link Start" e jogar um VRMMO de Elder Scrolls.